Passo a Passo Movie Maker

Você está com dificuldade em usar o Movie Maker? Segue um passo a passo para sua utilização, lembrando que conforme o Windows instalado na sua máquina o Movie Maker também muda, porém o básico é sempre o mesmo....

Passo-A-Passo para usar o Movie maker

  1. Clique em "Iniciar>Programas>Windows Movie Maker 
  1. Com o programa aberto, clique em "Arquivo>importar para coleções" 
  1. Na janela "Importar Arquivos", localize as imagens a serem editadas e clique em "Importar" 
  1. Aguarde alguns segundos ou minutos, dependendo do tamanho das imagens. 
  1. Após escolher todas as fotos, organize a ordem que aparecerão arrastando-as para a ordem desejada dentro do storyboard abaixo da lista de coleção. 
  1. Aconselho a você a salvar o projeto neste estágio. Clique em "Arquivo>Salvar Projeto". Na janela "Salvar Projeto", dê um nome ao projeto e clique em salvar. 
Vamos à outra etapa: EFEITOS DE TRANSIÇÂO E EFEITOS DE VÍDEO

Eles servem para suavizar a passagem de um trecho de vídeo para o outro, ou mesmo para dar um efeito moderno dependendo do tema.

  1. Para abrir o menu de transições, clique sobre o menu “Ferramentas” na área de menus rápidos, e em seguida em "Exibir transições de vídeo". 
  1. Quando clicar, irá se abrir na área de visualização os efeitos de transição para você utilizar no seu filme. Você pode aplicar um entre cada parte do filme no storyboard. Para utilizar um efeito de transição, clique sobre ele e arraste para o trecho de vídeo no storyboard. Quando um efeito de transição é adicionado, o retângulo localizado entre os trechos de vídeos fica com o desenho do efeito aplicado. 
  1. Para visualizar o efeito aplicado, clique sobre o retângulo entre os trechos de vídeos e no player do programa, clique no botão play. 
  2. Você pode inserir “Efeitos de vídeo” também clicando no menu ferramentas e fazer da mesma maneira para inseri-los. 

Vamos para mais uma etapa: INSERINDO TEXTO NO FILME.

  1. Para abrir o menu de textos, clique sobre o menu “Ferramentas” na área de menus rápidos, e em seguida em "Criar títulos ou créditos. 
  1. Quando clicado abrirá as opções de texto para você utilizar em seu filme. 
  1. Clique na opção "Adicionar título ao início do filme". 
  1. Abrirá um campo para você escrever o nome que você quer dar para o filme. Ao escrever, o programa vai inserindo-o automaticamente na tela do player. Assim é possível ir visualizando. Caso queira adicionar um subtítulo, escreva no segundo campo. 
  1. Para alterar as cores, e o tipo de fonte (letra) do seu título, clique na opção "Alterar a fonte e a cor do texto". 
  1. Edite o texto escolhendo a fonte, cor, negrito, entre outras opções. 
  1. Clique em "Concluído, adicionar título ao filme" para finalizar a edição do título. 
  1. Você verá que ao concluir a edição do título será adicionado um trecho de vídeo no início do storyboard. Isso no caso do texto ser um título ao início do filme. Mas você pode adicionar outras informações como: crédito do filme (será adicionado ao final do storyboard) e títulos antes ou após cada trecho de vídeo. Use de acordo com seu filme. 
ADICIONAR ÁUDIO AO FILME. (mais uma etapa- UFA!)

  1. Na tela principal do programa, no menu  "Arquivo", clique sobre o link "Importar para coleção". 
  1. Localize um áudio ou música que queira adicionar ao seu filme e clique em "Importar". 
  1. Quando importado, abrirá na área de visualização um ícone representando o arquivo de áudio para você utilizar no seu filme. 
  1. Para adicionar o áudio importado a um trecho de vídeo, utilize o mesmo processo ao inserir um efeito de vídeo arrastando o ícone até o storyboard.
Última etapa: SALVANDO, FINALIZANDO E EXPORTANDO O FILME FINAL.

  1. Clique em "Arquivo>Salvar arquivo de filme". Em seguida irá se abrir automaticamente um assistente para auxiliá-lo nesta etapa.
  1. Se você pretende mandar para internet o seu filme pronto, nesta etapa você definirá a qualidade e otimização do seu vídeo. Se você escolher salvar em "Meu computador", o programa priorizará a qualidade, conseqüentemente o arquivo será maior. Vai mandar para o Youtube? Então escolha a opção "A web", isto fará com que o tamanho do arquivo seja menor e mais leve para quem for assistir online. 
  1. Na próxima janela insira o nome para o seu arquivo de filme. Clique em "Avançar" para prosseguir. 
  1. Em "Configuração do filme", você irá definir a qualidade do seu filme para ser exibido na internet. Preste atenção no "espaço necessário estimado". Clique em avançar para prosseguir com o salvamento e aguarde até que o vídeo seja salvo.
  1. Aparecerá uma tela dizendo que não foi possível salvar o vídeo por não haver provedores disponíveis (isso é normal). Para salvar o filme no seu computador clique sobre o link "Salvar uma cópia do filme no computador. Escolha o local, clique em "Salvar" e em seguida em "Concluir".

Comentários

Postagens mais visitadas