Cuidado! Segurança na Internet


Procure não revelar tudo sobre a sua vida nas Redes Sociais

Durante a Campus Party Brasil 2012, o gerente geral de segurança do portal UOL, deu dicas de como diminuir os riscos na rede e continuar com sua privacidade intocada. Para ajudar os internautas, o especialista apresentou uma pesquisa de análise de comportamento que concluiu que o ser humano tende a se comportar da mesma maneira nos mundos virtual e real.

Segundo ele, um mero post em rede social pode trazer perigos. Para exemplificar, o especialista citou o caso de um funcionário de uma companhia de soluções para web, que foi demitido por causa de um tuíte. Para comemorar a vitória de seu time de futebol, o funcionário brincou com outro time usando o nome de sua empresa. Porém, na época, a companhia era patrocinadora oficial do time paulistano.

Algo parecido também ocorreu com um importante executivo, que precisou apagar de sua "lista de desejos" de um site de compras, um livro que ensinava como fabricar uma bomba atômica. Por conta disso, Nelson fez um alerta: cuidado com as listas de desejo ou serviços que exibem nas redes sociais o que você está ouvindo ou assistindo, elas podem ser usadas contra você.

Outra dica de Nelson é tomar cuidado com os amigos do Facebook. Ele diz que, mesmo que a pessoa seja conhecida, seu perfil pode conter falhas de segurança. Além disso, sempre há a possibilidade de um criminoso virtual utilizar uma conta "real" para enganar as vítimas. Fora isso, Nelson explica que é importante se lembrar que um post pode ficar eternizado na rede. 

"Uma vez postada, a informação fica lá para sempre. Ou seja, se você coloca alguma mensagem, mesmo que ela seja apagada, alguém pode ver, salvar ou até tirar um print screen e, então, ela será eternizada", ressaltou.

Apesar de todos os avisos e alertas, Nelson afirma que sair das redes sociais não é a solução. De acordo com ele, basta pensar antes de postar. "Tem de haver consciência na hora de publicar informações nas redes sociais. Uma consciência que dure 24 horas por dia e 7 dias por semana, pois nosso hábitos, mesmo que virtualmente, dizem muito sobre nós", concluiu.

Você tem alguma dica de como manter sua privacidade e segurança na rede? Compartilhe conosco nos comentário. E, para saber mais sobre o uso seguro da web, leia aqui uma matéria sobre o Dia Mundial da Internet Segura. 

Fonte: https://olhardigital.com.br/fique_seguro/noticia/cuidado-nao...sua-vida...a.../23998

Comentários

Postagens mais visitadas