Super App: WhatsApp

Pensa num aplicativo que revolucionou a forma de se comunicar? Pois é, o WhatsApp chegou "chegando" e ninguém consegue ficar sem. Mas afinal, o que é esse "Zap zap"?

É um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagensvídeos e documentos em PDF, além de fazer ligações grátis por meio de uma conexão com a internet. O software está disponível para AndroidBlackBerry OSiOSSymbianWindows Phone e Nokia. A empresa com o mesmo nome foi fundada em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, ambos veteranos do Yahoo e está sediada na cidade estadunidense de Santa Clara, na Califórnia.
Competindo com uma série de serviços com base na Ásia, o WhatsApp cresceu de dois bilhões de mensagens por dia em abril de 2012 para dez bilhões em agosto do mesmo ano. De acordo com o Financial Times, o WhatsApp "tem feito para SMS em celulares o que o Skype fez para chamadas internacionais em telefones fixos". Em setembro de 2015, o aplicativo alcançou a marca dos 900 milhões de usuários ativos.
Segundo dados da consultoria GlobalWebIndex, 73% dos usuários que utilizam o WhatsApp no mundo são donos de celulares com o sistema operacional Android, da Google. A plataforma iOS, da Apple, está em segundo lugar, com 27% do mercado.

Há várias funcionalidades no WhatsApp bem bacanas:

  • Ligar


No início do mês de fevereiro do ano de 2015 o WhatsApp começou a ter a tão esperada função "Ligar", que serve para efetuar ligações através de aplicativo. Usuários com as versões 2.11.528 do Google Play e 2.1.531 do site oficial do app, até o momento, são os únicos que podem visualizar essa função. Ainda não foram divulgados os termos de uso.


  • Resposta direcionada

Em 15 de Junho de 2016, o WhatsApp anunciou a inclusão da função "Resposta Direcionada", esta nova função passou a permitir ao usuário escolher e citar mensagens específicas em conversas em grupo, facilitando assim o entendimento sobre a qual mensagem se refere a resposta. A função foi incluída para evitar ou diminuir mal-entendidos e mensagens perdidas durante longas conversas em grupo, onde a mudança de assunto é frequente.

  • Formatação de texto

Em março de 2016, uma atualização do WhatsApp passou a permitir o envio de textos em formatações diferentes, sendo estas em texto riscado, negrito ou itálico.
Esta formatação baseia-se na colocação de símbolos gráficos antes e depois da expressão a ser formatada, assim _ , * , ~ e ''' são usados para formatar em, consecutivamente, itálico, negrito, riscado e Courier.

  • Videochamadas

Em novembro de 2016, o aplicativo anunciou como nova função as chamadas de vídeo para as plataformas Android, iPhone e Windows Phone. Esta nova função passou a permitir que os usuários do WhatsApp interagissem instantaneamente não somente por áudio, como na função ligar, mas também por vídeo.

  • Status

Em fevereiro de 2017, a nova função foi o status, que desde 2009, permitia apenas texto, agora permite postar fotos e videos de até 30 segundos e que somem após 24 horas, algo semelhante ao Instagram stories e o Snapchat. 

  • Localização ao vivo

Lançada em outubro de 2017, a opção da localização ao vivo permite que os usuários compartilhem via mensagem a sua localização exata no mapa, que vai sendo atualizada de acordo com que a pessoa se move. A funcionalidade, que utiliza o GPS do aparelho, é compatível com Android e iPhone (iOS). A localização ao vivo aparece como uma mensagem no chat do WhatsApp, e pode ser encaminhada para conversas individuais ou em grupo. Essa opção pode ficar ativa por até 8 horas, e é oferecida em 3 diferentes opções de duração:
  • por 15 minutos; eficiente quando as pessoas estão precisando de auxílio para se encontrarem em um lugar exato;
  • por 60 minutos; ideal para acompanhar o percurso de um trajeto, por exemplo;
  • 8 horas; ideal para shows, festivais e eventos onde os usuários querem ficar ciente sobre onde as pessoas estão.

WhatsApp é gratuito para download e pode ser utilizado em todos os tipos de telefone. Para os usuários do iPhone só havia uma cobrança quando o aplicativo fosse baixado. Mas, em dezembro de 2012, como uma oferta limitada dispensou a taxa única para iOS e estava disponível para download diretamente no iTunes, da Apple, gratuitamente.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/WhatsApp

Comentários

Postagens mais visitadas