Segurança no Facebook


Você já se perguntou o que acontece quando você denuncia algo no Facebook? O que realmente acontece quando você clica naquele botão? Para o Facebook, nada é mais importante do que a segurança de seus usuários. Com uma comunidade de mais de 900 milhões de pessoas, o Facebook possui uma robusta infraestrutura para denúncias, composta por times do mundo todo, e sistemas tecnológicos inovadores.
Diante do cenário, temos o seguinte infográfico, originalmente publicado em inglês:

Nele é descrito como ocorre o processo de denuncias do Facebook. 

Apesar de ser um espaço livre para que as pessoas falem e compartilhem o que quiserem, o Facebook também tem suas regras. Afinal, quem não se incomoda ao ver mensagens ofensivas ou preconceituosas surgindo em seu mural?

Clicando no botão “Denúncia”
Apesar de termos a ideia de que, ao apertarmos o botão, uma mágica acontece nos escritórios do Facebook para retirar a publicação do ar, a verdade é um pouco mais complexa. Como apresentado no infográfico, trata-se de algo um pouco mais burocrático e complicado, já que sua reclamação terá de ser enviada a uma das equipes descritas acima para que elas tomem as devidas providências.
No caso de invasão de conta ou no surgimento de algum fake seu, o time de Acesso é imediatamente alertado e irá avaliar a denúncia a partir dos Padrões de Comunidade do Facebook, uma série de pequenos termos criados para que a comunidade se desenvolva de maneira sadia. Além disso, um teste de verificação de identidade é enviado para comprovar que você é quem diz ser.
Por outro lado, quando a reclamação é feita em postagens referentes a você ou a um amigo, as opções vão desde o simples gosto até mesmo uma espécie de assédio. Nesses casos, o Facebook oferece tanto a possibilidade de que os próprios usuários se entendam quanto medidas um pouco mais extremas, como bloqueio da publicação e fim da amizade.
Se essa denúncia for um pouco mais séria — como uma ofensa racista ou homofóbica, por exemplo —, a equipe de Ódio e Assédio entra em ação e pode agir de forma um pouco mais pesada, indo desde o envio de um alerta ao infrator a um contato com as autoridades.
O mesmo acontece quando você denuncia a mensagem de outras pessoas, seja por um simples spam ou pela divulgação de imagens sexualmente explícitas. Dependendo do nível da acusação, o setor de Conteúdo Abusivo entra em ação e vai analisar o caso para ver se o infrator merece apenas um bloqueio em sua conta ou uma visita da Lei.
Já para comportamentos violentos e nocivos, como vandalismo e apologia ao uso de drogas, temos o grupo responsável pela Segurança sendo ativado para verificar se um simples alerta é o suficiente ou se uma medida deve ser tomada também fora da rede social. Por outro lado, pessoas que promovem a violência contra o próprio corpo ou que defendem o suicídio podem receber um contato de especialistas em situações desse tipo.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/facebook/25339-voce-sabe-o-que-acontece-quando-voce-denuncia-alguem-no-facebook-.htm

Comentários

Postagens mais visitadas